Cem milhões com bancos olha o que eu achei projetos de preservação do ecossistema, redução de emissão de gases de efeito estufa e energia renovável. Japan Bank for International Cooperation (JBIC) e o Mizuho Bank e The Bank of Saga foram os bancos envolvidos. Os recursos serão aplicados pela carteira do BNDES de energia renovável, que acrescenta as usinas eólicas, solares e de biomassa.
A operação teve como diferencial o gasto financeiro. Segundo o diretor de finanças do banco de fomento, Carlos Thadeu de Freitas, a captação com os japoneses surgiu como uma chance, visto que o juro total ficou entre 100% e 101% do CDI com prazo de doze anos. A título de comparação, uma emissão de títulos “verdes” (“green bonds”) do BNDES, em maio de 2017, conseguiu juros acima de 110% do CDI, comentou o diretor. Troca. Segundo Freitas, a chance de cativar a um custo mais vantajoso permite ao BNDES lucrar com a “arbitragem” de juros, quer dizer, aproveitar taxas mais baixas pra substituir novas mais altas.
157 milhões. Esse ganho tornou-se mais sério pelo motivo de o BNDES devolveu recursos ao Tesouro e, num local de juros mais baixos, tem que receber competência. Apesar da oportunidade dessa semana no mercado externo, Freitas argumentou que a tendência é que o mercado brasileiro fique mais vantajoso para o BNDES. 1,7 bilhão em Letras Financeiras (LFs), a primeira operação do tipo da escola de fomento, com juro de “menos de 102% do CDI”, argumentou o diretor. Quatrorze bilhões, conforme Freitas.
Ricardo Cintra recomenda que o empresário procure o fornecedor antes de atrasar o pagamento para não prejudicar negociações futuras. “Se os fornecedores forem adequadamente sensibilizados pra nova ocorrência e se o devedor tiver um prazeroso histórico, as probabilidades de sucesso são boas”, diz. Todavia, se não houver acordo, é mais viável substituir o endividamento para não deixar de ser abastecido.
O mesmo acontece com despesas que exercem fração da estrutura da empresa, como folha de pagamento e aluguel. Se o problema é com impostos, em 2012 haverá uma nova edição do Programa de Recuperação Fiscal, o Refis. É uma oportunidade para fazer um novo parcelamento das contas em atraso. Uma possibilidade para tentar acelerar o pagamento de dívidas é vender alguns bens da organização, como máquinas ociosas ou liquidar o estoque.
Você necessita achar possibilidades pra suprimir os custos sem perder a competência e, sendo assim, aumentar o lucro. “O empresário deve utilizar tudo o que tem em prol dele e enxugar as despesas e compras adequadamente”, resume Lobrigatti. Para impossibilitar desperdícios, continue o assunto no negócio. Ricardo Cintra recomenda terceirizar o que possível. Ao invés de permitir que a dívida de instale e tome conta do teu negócio, aja nos primeiros sinais de dificuldades. Se conquistar conservar as contas controlado, do mesmo jeito as projeções de faturamento, no momento em que o teu lucro for superior, encontre se é possível antecipar o pagamento de parcelas.
Defina metas visíveis e atingíveis, que você possa gerenciar em um Trello, Google Calendar ou qualquer ferramenta de “job to be done”. Caso trabalhe de casa, e você não more sozinho, explique pras pessoas para respeitarem o seu momento de dedicação. Você também terá que permitir ser uma pessoa normal, parando o tempo direito pra almoçar, lanchar, descansar, encaminhar-se ao banheiro, ingerir água (muita água) e café (não muito café), e principalmente, descansar depois de tiros curtos de serviço. Mais Informações e fatos , recomendo que você conheça a técnica pomodoro. É uma técnica de gerenciamento de tempo, desenvolvida nos anos 80, em que você divide o trabalho em períodos de vinte e cinco minutos, separando em breves intervalos.
Tenho um grande conhecido chamado Luca, que é empreendedor, e começou a utilizar o pomodoro para a cada intervalo do trabalho, fazer uma etapa de flexões. Isto o fez perder bastante peso e regressar a ganhar propriedade de existência (inclusive voltando a se concentrar nos treinos de Jiu-jitsu). No momento em que começamos a contar que somos empreendedores ou empresários de um negócio, mesmo que online, passamos, de certa maneira, a ser vistos como um sucesso.
Poucos se interessam em perguntar a respeito de os desafios dessa empreitada. Com essa postura de fora pra dentro, ficamos tentados a adorar deste tratamento, e começamos a visitar meetups, conferências, palestras, para nos relacionarmos com pessoas que estão no mesmo momento que a gente. Quem não adoraria de deslocar-se a um evento com um crachá com o nome da tua organização nele? O impecável é que para cada evento que você clique em próximo post , tenha a todo o momento um propósito, mesmo que de networking.
Crie uma estratégia de eventos por mês, o quanto você está disposto visualizar agora (passagem, transporte, ingresso) e pense em qual seria o ROI de cada um. Isso vai te amparar a selecionar os eventos e não deixar teu ego te boicotar, evitando principalmente te transformar em mais um empreendedor de sucesso com a conta no vermelho e sem um CNPJ.